Se você precisar usar o seguro viagem, essas dicas que vão evitar que você perca tempo e dinheiro desnecessariamente.

Dica 1

Leve o bilhete do seguro contigo 

O bilhete é o documento do seu seguro. Com ele você vai ter as coberturas que contratou, os dados para contato com a seguradora e o comprovante do seguro para a imigração.   

Coberturas

Contatos

Dica 2

Se precisar de um atendimento médico

Entre em contato com a seguradora e dê prioridade ao hospital que eles indicarem. Isso evita que você tenha que pagar pelas despesas para depois pedir reembolso. O processo de reembolso costuma ser demorado em qualquer seguradora.

Mesmo que você tenha que ir com urgência a um hospital, entre em contato assim que puder com com a seguradora e comunique a eles que você deixará os dados deles para o hospital fazer a cobrança. Quando preencher o formulário do hospital coloque os dados da seguradora e não o seu. Dessa maneira, o hospital fará a cobrança diretamente a empresa do seguro. 

Mas se você tiver que pagar por um serviço médico e for pedir reembolso, você vai ter que apresentar esses documentos: 
 

a) Cópia da Cédula de Identidade, CPF e Passaporte do Segurado;
b) Comprovante de residência;

c) Comprovante de compra das passagens/hospedagem ou contrato de viagem validado;

d) Relatório médico e/ou odontológico com descrição da patologia e procedimentos realizados, datado e assinado e com a indicação do CRM (ou equivalente no exterior), com o diagnóstico detalhado e descrição do tratamento;

e) Cópia do prontuário hospitalar e Nota Fiscal original das despesas efetuadas.

f) Cópia dos laudos e exames relacionados com a lesão ou a doença súbita coberta, realizados para atendimento emergencial do Segurado, com Nota Fiscal original e comprovante detalhado dos gastos efetuados;
 

Dica 3

Problemas com a bagagem

Qualquer problema com a bagagem, você terá que fazer uma reclamação formal a cia aérea antes de sair do salão de desembarque. Por lei, a Cia aérea tem que te indenizar por sua perda. Por isso, a seguradora só vai te indenizar se você tiver uma resposta da cia. aérea. A seguradora vai te pagar a diferença entre o que a cia aérea já te pagou e o valor do seu prejuízo.

Suas bagagens de mão não estão cobertas pelo seguro viagem. Além disso, bebidas em geral, alimentos, óculos, metais preciosos, joias, obras de arte, relógios, dinheiro ou papéis também não têm cobertura.   

Caso precise pedir reembolso, estes são os documentos:
 

a) tíquete de bagagem original;

b) documento expedido pela Companhia Transportadora, reconhecendo a perda ou

extravio (formulário P.I.R - você deve pedir esse formulário ainda na sala onde são entregues as malas);

c) termo de quitação da indenização paga pela Companhia Transportadora ou

declaração de não ressarcimento;

d) laudos ou Boletins de Ocorrência de autoridade competente, se for o caso;

e) orçamentos de reparos ou notas fiscais, se for o caso e;

f) comprovantes originais de gastos efetuados pela compra de artigos de primeira necessidade, se for o caso.

Dica 4

Se tiver que cancelar ou interromper a viagem

Você terá o direito a indenização dos gastos irrecuperáveis pela interrupção ou cancelamento da viagem, somente se contratar esta cobertura. Essa não é uma garantia que está em todos os seguros.

Normalmente esta cobertura é válida para alguns motivos como doença, acidente e morte. Alguns seguros também dão cobertura em caso de problemas na casa do segurado, perda de documento, visto negado, morte na família, intimação judicial e outros motivos. Você tem que ler o contrato do seguro

Na nossa ferramenta de simulação de seguros você consegue saber, antes de contratar, quais os motivos cobertos para essas coberturas. 

Se você tiver que interromper a viagem, avalie se vai precisar usar outras coberturas como: Regresso antecipado (só se contratar), volta de menor ou idoso (só se contratar), Seguro de vida e invalidez, desp. com permanência forçada (só se contratar), desp. médicas ou dentista, desp. farmacêuticas, regresso sanitário (UTI móvel), traslado de corpo ou acompanhante (só se contratar).           

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Leia atentamente as Condições Gerais do Seguro Viagem registrado e aprovado pela SUSEP.

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