6 passos para planejar a sua viagem

6 Dec 2017

Vai fazer uma viagem para o exterior pela primeira vez? Já viaja sempre, mas precisa de uma ajuda para se organizar? Hoje vou te mostrar 6 passos fundamentais para você planejar bem a sua viagem, não se esquecer de nada, garantir uma viagem mais tranquila e econômica.   

 

 

 

Viajar para o exterior dá um trabalho razoável. Afinal, tem um monte de detalhes que temos que ficar atentos. Temos que ver se o passaporte está em dia, qual a moeda levar, se alguma vacina é necessária para entrar no país de destino, quais os requisitos da imigração, entre uma série de outras coisas. 

 

A não ser que você viaje todo mês e já saiba de cor e salteado tudo o que deve ser feito, vale a pena ter em mãos um check list de atividades. Um bom planejamento é o principal responsável para uma viagem mais econômica, mais confortável e sem nenhuma surpresa indesejável. Então para garantir que a sua viagem vai ser inesquecível e que você vai voltar somente com histórias e experiências legais, vou te mostrar neste post 6 dicas super importantes. 

 

 

Se você quiser, você também pode baixar este infográfico que traz cada detalhe do plano de viagem em uma única página. Além disso, neste material você vai encontrar os sites para tirar passaporte, verificar se o país do seu destino cobra alguma vacina ou pede visto de entrada. Com o infográfico em mãos você pode usar quando quiser. A partir daí, será só arrumar as malas e curtir cada segundo!!              

 

Baixe gratuitamente o Infográfico!! 

 

Passo 1: Passaporte e Visto      

 

O passaporte é seu documento oficial válido fora do Brasil. Os únicos lugares que você pode entrar sem o passaporte são os países do Mercosul - você pode entrar com o RG atualizado nos últimos 10 anos. Saiba ainda que o seu passaporte tem que ter no mínimo 6 meses de validade na data em que você sair do Brasil. Muitas companhias aéreas nem deixam você embarcar no voo se não estiver com o passaporte em dia. Se você ainda não tiver passaporte ou tiver que renová-lo, saiba que esse processo pode durar uns dois meses, isso se tudo der certo. Mas se a fila para agendamento da Polícia Federal estiver grande ou se houver qualquer outro problema, esse processo pode demorar bem mais.   

 

Outro ponto de atenção é a necessidade de vistos em certos países. Verifique se há necessidade de visto para o seu destino. Para tirar visto de entrada para um país você deve procurar o consulado do país e verificar as exigências. A velocidade para a retirada de visto varia de país para país e também depende do tamanho da fila de pessoas buscando por vistos. Porém, há países que possuem acordos com o Brasil e dispensam o visto para turistas, como vários países da Europa e da América do Sul, por exemplo. 

 

 

Passo 2: Critérios de Entrada e Exigência de Vacinas     

 

Ao chegar do Brasil em qualquer país, você vai passar por um controle de imigração. Mesmo com visto, a imigração pode te fazer algumas exigências, como um seguro viagem, passagem de volta e hospedagem. Dê uma olhada no site do consulado do país e saiba exatamente o que é exigido. É legal você guardar tudo em uma pasta única que vai facilitar a sua vida quando for passar pela imigração.  

 

No site da ANVISA você pode encontrar o telefone do escritório deles na sua cidade, lá eles te dão informações sobre quais países exigem vacinação e qual vacina tomar. É importante você saber que não basta tomar a vacina, você tem que pedir um certificado internacional que vai ser anexado ao seu passaporte para comprovar às autoridades locais. No infográfico gratuito disponibilizei para você o site da ANVISA e da Polícia Federal.

    

 

Passo 3: Passagens e Deslocamentos  

 

As passagens e os deslocamentos tendem a ser um dos maiores gastos da viagem, então vale tomar alguns cuidados: Vale a pena comprar com antecedência, mas não muito antes. Alguns especialistas usam o prazo de 4 meses para viagens internacionais. Outro ponto importante são as conexões, se tiver conexão entre voos, cuidado com o tempo entre eles. O ideal é que tenha uma diferença de aproximadamente 4 horas para voos internacionais - lembre-se que você vai passar pela imigração, mesmo que esteja só de passagem pelo aeroporto. No  infográfico gratuito, te dou 6 dicas para gastar menos e evitar o risco de perder voos por falta de planejamento. 

 

 

Passo 4: Planejamento e Orçamento da viagem   

 

Se você tem bastante dinheiro ou se a sua viagem vai ser paga por outra pessoa ou por uma empresa, então não precisa se preocupar tanto com planejamento e orçamento. Mas se você trabalha o ano inteiro e guarda uma reserva para poder viajar, então você deve ficar muito atento a isso!!    

 

Fazer um orçamento vai te dar uma ideia do quanto você vai gastar na viagem e, mesmo que a sua conta não seja exata, te dá uma expectativa do que vai poder fazer durante a viagem. Por exemplo, se você vai ficar em um hotel melhor ou em um albergue. É comum que você queira até mudar de destino porque o orçamento não fecha e você acabaria gastando mais do que pode.

 

Para fazer um bom orçamento você precisa de uma planilha de custos da sua viagem e já montar um roteiro dos lugares que pretende conhecer. Com isso, você já terá uma boa ideia de quanto vai gastar. Eu, pessoalmente, gosto de colocar na planilha tudo o que eu gostaria de fazer sem me preocupar com o preço das coisas. Depois, eu vou cortando. Isso te dá uma noção do que você vai querer priorizar na viagem. Por exemplo, se prefere ficar em um hotel mais bacana ou se prefere fazer algum passeio mais caro. 

 

Já um bom planejamento é o que vai te ajudar a gastar menos e também a evitar que você passe por sérios problemas durante a viagem. Dicas simples como: não estude só a cidade, mas o bairro que você vai se hospedar ou veja se vai precisar de adaptadores de tomada, podem te ajudar muito. No infográfico gratuito, eu te dou 9 dicas que vão te ajudar a planejar melhor a sua viagem.     

 

 

Passo 5: Hospedagem  

 

Com relação a hospedagem a dica é pesquisar, pesquisar e pesquisar!! Avalie se você quer ficar perto de bares e restaurantes ou se prefere ficar mais distante. Estude se a cidade é segura ou se é perigoso andar a noite. Veja as referências de hotéis ou albergues da cidade e dos bairros que você quer ficar. Dependendo do país, ficar em albergue não é nada confortável. Baixe o infográfico gratuito porque lá eu te 5 dicas que vai te fazer dormir tranquilo durante toda a sua viagem.  

 

 

Passo 6: Faça um Seguro Viagem   

 

Jamais saia do Brasil sem um Seguro Viagem. Pode acontecer de você ficar doente ou até sofrer um acidente durante a viagem, isso pode te custar muito dinheiro e comprometer todo o seu orçamento. Há casos de pessoas gastam mais de 10 vezes o que haviam planejado para a viagem!!

 

O seguro viagem cobre despesas médicas, cancelamento de viagem, volta antes da hora, perda de bagagem, entre outros problemas que podem acontecer na viagem e não é um seguro caro: Por exemplo, 1 semana na Europa custa a partir de R$ 65. Além disso, vale a pena pesquisar porque o seu cartão de crédito pode te oferecer um seguro viagem de graça!!! 

     

Baixe gratuitamente o Infográfico!! 

 

 

 

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

Artigos Relacionados

Please reload

Somos a Milcke

Uma plataforma especializada em seguro viagem. ​O nosso objetivo é que as pessoas tenham o máximo possível de informações para tomar as melhores decisões quanto ao próprio seguro. Por isso, nos propomos a tirar suas dúvidas sobre cada detalhe do seguro viagem de uma maneira simples e prática. Assim, você vai se sentir confortável e confiante para contratar o seguro certo para as suas necessidades.

Explicamos de maneira simples os termos complexos de um seguro viagem, passamos dicas e ferramentas para que você contrate o seguro adequado ao que você precisa. Para nós, é importante que você não corra o risco de ficar desprotegido em sua viagem, deixando de contratar alguma cobertura que você pode precisar. Mas também não queremos que você pague caro demais por coberturas que não precisa.

Feito com carinho para você | milcke.com.br © 2017. Todos os direitos reservados.

Nº Susep: 10.2046359.6 / CNPJ: 29.633.411/0001-04

Leia atentamente as Condições Gerais do Seguro Viagem registrado e aprovado pela SUSEP.

A MILCKE SEGURO VIAGEM é uma corretora de seguros e  representante  da VITAL CARD e da TRAVEL ACE. O uso deste site está sujeito às regras descritas no Termo de Uso e na Política de Privacidade.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey G+ Icon