Porque usar o serviço de um corretor de seguros? Aprenda a identificar um bom corretor e o que você deve esperar dele.

27 Mar 2017

O corretor de seguros é o profissional que te garante o acesso ao máximo de informações possíveis em um seguro. Informação é importante para qualquer compra que você faça, mas em um contrato de seguro é fundamental. A falta do conhecimento correto pode te prejudicar muito na hora de contratar um seguro e o corretor é quem deve te ajudar nisso.

 

 

Mas o que se deve esperar de um corretor de seguros? Que tipo de informação ele deve te dar para que você faça as melhores escolhas em seu seguro? Nós da milcke.com.br tentaremos te dar essas e outras respostas sobre a função do corretor de seguros.

 

A principal função do corretor de seguros é a de defender os interesses do segurado na intermediação entre seguradora e segurado. Leia “interesses do segurado” como:  

 

O corretor de seguros deve identificar as necessidades de seus clientes e orientá-los sobre os melhores tipos de seguro

 

Você pode até achar que só precisa de um seguro de automóvel, afinal deve ser tudo igual. Mas um bom corretor de seguros tem a obrigação de entender os seus hábitos com o carro e como você o utiliza:

 

1) Usa o carro para ganhar dinheiro?

2) Precisa muito ou pouco do carro?

3) Usa todos os dias?      

 

Pois tudo isso vai permitir que você contrate as coberturas adequadas para a sua necessidade. É importante que não sejam coberturas demais, que deixa o seguro mais caro. No entanto, se forem coberturas de menos, você pode estar correndo o risco de sofrer grandes prejuízos no futuro.

 

Outra questão comum é sobre seguros de vida. Será que todas as pessoas precisam fazer um seguro de vida? De antemão podemos afirmar que não!! Então quem pode te esclarecer se você precisa ou não? O corretor de seguros. Ou seja, muitas vezes as pessoas sabem dos riscos que correm e desconhecem como o seguro pode ajudar. O corretor de seguros é a pessoa que pode esclarecer a melhor maneira de reduzir os seus riscos da melhor maneira possível.     

 

O corretor de seguros deve buscar no mercado as melhores opções de seguro 

 

Isso quer dizer que o corretor de seguros deve entender o que você quer e trazer o produto adequado. Hoje, por exemplo, há vários tipos de seguro para carro. Há seguro somente para roubo. Seguro de carro completo com assistência ilimitada. Há companhias de seguro que te entregam um serviço muito bom e completo e tendem a ser mais caras. Existem outras companhias que não têm ainda uma reputação tão forte e cobram mais barato. Há também companhias que não prestam um bom serviço e o barato sai caro no final. Tem de tudo!! E o corretor precisa te explicar a diferença entre os produtos e entre as companhias. Só assim você terá condições de escolher o melhor para a sua necessidade. Isso vale para todo tipo de seguro. Principalmente quando se trata de seguros para pessoa física. Diferentemente das empresas, as pessoas em geral não têm tempo nem saco para estudar sobre seguros. Daí a função do corretor de seguro ser tão importante.

 

DICA: Peça sempre mais de 5 cotações diferentes ao seu corretor de seguros. Peça para o seu corretor te explicar as principais diferenças entre as seguradoras e preços do seguro. Mesmo nas renovações do seu seguro. Isso vai garantir que o seu seguro tenha  sempre com o melhor custo-benefício.    

 

O corretor de seguros tem que advertir as pessoas sobre a importância de prestar informações verdadeiras e completas

 

Existe uma coisa fundamental que pode te dar problema na hora de um sinistro. Isso é informação errada ou incompleta. Nunca tente omitir um dado para a seguradora porque você acha que deixa o seguro mais caro. Se um corretor de seguro te sugerir que faça isso, saia correndo na hora!! Um bom corretor de seguros nunca vai te incentivar a mentir para uma seguradora. Se a seguradora desconfiar que você falhou ao passar uma informação relevante, ela vai atrás e vai pegar. A partir de então você só terá problemas e prejuízo. Não vale o risco!     

 

O corretor de seguros tem que esclarecer para você o sentido e o alcance das cláusulas do contrato

 

Ninguém é obrigado a saber que não se pode entrar na areia da praia com o carro. Se o mar pegar o carro e danificá-lo, a seguradora não vai pagar. Então, o corretor de seguros é o cara que precisa te alertar o que o seguro cobre. Como funciona cada cobertura que você contratou. Mas é fundamental que ele também te diga tudo o que o seguro não cobre! Ele deve te explicar que se você não contratar uma determinada cobertura, você corre alguns riscos e deve tomar cuidados.     

 

Além dessas funções que descrevemos acima, o corretor de seguros deve assistir você durante toda a vigência do seguro. O trabalho do corretor de seguro não acaba quando ele faz a venda. Ele deve te ajudar na realização de todo o processo de sinistro, se você precisar. É função do corretor te ajudar a fazer qualquer alteração na sua apólice e a renovar o seu seguro. Inclusive, ele deve fazer a renovação do seu seguro da mesma maneira que ele faz a venda da primeira vez.

 

Abaixo segue como o código civil e o código de direito do consumidor tratam o corretor de seguro.

 

Conheça o seu direito e como você deve lidar com um corretor de seguro. Este profissional pode te ajudar a fazer as melhores escolhas. Portanto, garanta que você está escolhendo um bom profissional.   

De acordo com o artigo 723 do código civil:

 

“O corretor é obrigado a executar com a diligência e prudência, e a prestar ao cliente, espontaneamente, todas as informações sobre o andamento do negócio.” (Redação dada pela Lei nᵒ 12.236, de 2010).

Parágrafo único. Sob pena de responder por perdas e danos, o corretor prestará ao cliente todos os esclarecimentos acerca da segurança ou do risco do negócio, alterações de valores e de outros fatores que possam influir nos resultados da incumbência. (Incluído pela Lei nᵒ 12.236, de 2010).

 

Ainda pelo artigo 14 da lei nᵒ 8.078, de 1990 (Código de Defesa do Consumidor):

 

Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação de danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação de serviços, bem como por informações insuficientes o inadequadas sobre a sua fruição e riscos.

 

§1ᵒ. O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração circunstâncias relevantes, entre as quais:

I – o modo de seu fornecimento;

II – o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam;

III – a época em que foi fornecido.           

      

§3ᵒ. O fornecedor de serviços só não será responsabilizado quando provar:

I – que, tendo prestado o serviço, o defeito inexiste;

II – a culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro.

 

Espero que tenha te ajudado a entender o que esperar de um corretor e como ele pode e deve te ajudar.

 

Um abraço,

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

Artigos Relacionados

Please reload

Somos a Milcke

Uma plataforma especializada em seguro viagem. ​O nosso objetivo é que as pessoas tenham o máximo possível de informações para tomar as melhores decisões quanto ao próprio seguro. Por isso, nos propomos a tirar suas dúvidas sobre cada detalhe do seguro viagem de uma maneira simples e prática. Assim, você vai se sentir confortável e confiante para contratar o seguro certo para as suas necessidades.

Explicamos de maneira simples os termos complexos de um seguro viagem, passamos dicas e ferramentas para que você contrate o seguro adequado ao que você precisa. Para nós, é importante que você não corra o risco de ficar desprotegido em sua viagem, deixando de contratar alguma cobertura que você pode precisar. Mas também não queremos que você pague caro demais por coberturas que não precisa.

Feito com carinho para você | milcke.com.br © 2017. Todos os direitos reservados.

Nº Susep: 10.2046359.6 / CNPJ: 29.633.411/0001-04

Leia atentamente as Condições Gerais do Seguro Viagem registrado e aprovado pela SUSEP.

A MILCKE SEGURO VIAGEM é uma corretora de seguros e  representante  da VITAL CARD e da TRAVEL ACE. O uso deste site está sujeito às regras descritas no Termo de Uso e na Política de Privacidade.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey G+ Icon