O que você precisa saber antes de contratar um seguro para o seu carro

2 Feb 2017

Contratar um seguro não é tão legal quanto escolher o carro que você vai comprar, seguros tendem a ser complexos de se entender, possuem detalhes que, muitas vezes, parecem que foram feitos somente para confundir a gente. Por isso, hoje nós te daremos uma ideia básica do que precisa saber antes de fazer um seguro auto.

 

 

 

Comprar um carro é sempre muito empolgante, a gente sente que está atingindo uma conquista bacana, muitas vezes ligada a um desejo de mais longo prazo, afinal um carro não é um objeto qualquer que se pode comprar todos os dias.  Pelo contrário, é algo caro e que merece bastante cuidado, tanto na hora de comprar quanto para manter. Porém, logo depois da emoção de se comprar um carro vem a obrigação de se fazer um seguro.

 

O problema é que um contrato de um seguro (ou condições gerais) é bastante detalhado, pois as seguradoras tentam descrever o máximo de eventos que podem acontecer com o seu carro e, assim, especificar quando elas vão cobrir o seu prejuízo ou quando elas não vão pagar por sua perda. Você não é obrigado a decorar cada acidente que pode ou não ser coberto pela apólice de seguro, mas deveria ter uma ideia do que você está contratando, isso pode te ajudar muito a evitar grandes dores de cabeça se for precisar usar o seguro.

Para começar, é importante você saber que há dois tipos de coberturas básicas de seguro para o seu automóvel, essas coberturas básicas cobrem apenas danos causados ao carro, portanto se você bater ou atropelar alguém essas coberturas não cobrem:

 

  • Cobertura somente contra incêndio e roubo: Como já diz o nome da cobertura, você é indenizado somente em caso de incêndio ou roubo do veículo, ou seja, não cobre o caso de uma batida.  

 

  • Cobertura compreensiva (é o tipo de seguro mais comum): Além da cobertura de incêndio e roubo, também te indeniza em caso de uma colisão (nesses casos de batida você terá que pagar alguma franquia).

 

Além dessas coberturas básicas, é bastante comum pessoas contratarem também a cobertura de danos a terceiros, também conhecida como RCF-V (responsabilidade civil facultativa de veículos)

 

Na prática, é uma cobertura que garante uma indenização no caso do seu carro causar algum dano a alguém. Este dano pode ser material (uma batida, por exemplo) ou pessoal (um atropelamento, por exemplo). É importante salientar que a cobertura de danos a terceiros somente indeniza pessoas que estão fora do carro segurado, isso quer dizer que não há indenização para os feridos que estão dentro desse carro. Para isso existe uma cobertura chamada de APP (acidentes pessoais de passageiros).

 

Há ainda uma série de outras coberturas e serviços que as seguradoras oferecem, como cobertura para kit gás ou aparelhos de som, porém dois serviços eu considero bastante importantes de se avaliar na hora de se contratar um seguro, principalmente porque não costumam ser muito caros e podem evitar grandes problemas:

 

  • Serviço de carro reserva: vale para quando você acionar o seguro, seja por uma batida ou por um roubo. O fato é que você vai estar sem carro nessa hora, então vale analisar o preço dessa cobertura.

 

  •  Cobertura para vidros, faróis e lanternas: As seguradoras trocam ou concertam o vidro ou farol do seu carro no caso de eles quebrarem. É comum um carro dar uma pequena batida e só quebrar um farol, nesse caso é possível pedir só o conserto do farol (com uma franquia menor só para o farol). Quem não tem a cobertura de vidros tem que abrir o sinistro e pagar a franquia de uma batida no carro e isso, na maioria das vezes, não vale a pena.    

 

Então, quando for contratar um seguro avalie qual tipo de cobertura básica melhor se encaixa na sua necessidade. Eu também avaliaria se as coberturas para terceiros, para vidros e de carro reserva valem a pena. Abaixo segue uma tabela com as coberturas e um resumo de cada. Conhecer basicamente essas coberturas pode te fazer tomar melhores decisões na hora de contratar um seguro – para não se arrepender amargamente quando descobrir que não será indenizado por um prejuízo, mas para não gastar mais com coberturas que você não precisa e deixam o seu seguro mais caro.

 

 

 

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

Artigos Relacionados

Please reload

Somos a Milcke

Uma plataforma especializada em seguro viagem. ​O nosso objetivo é que as pessoas tenham o máximo possível de informações para tomar as melhores decisões quanto ao próprio seguro. Por isso, nos propomos a tirar suas dúvidas sobre cada detalhe do seguro viagem de uma maneira simples e prática. Assim, você vai se sentir confortável e confiante para contratar o seguro certo para as suas necessidades.

Explicamos de maneira simples os termos complexos de um seguro viagem, passamos dicas e ferramentas para que você contrate o seguro adequado ao que você precisa. Para nós, é importante que você não corra o risco de ficar desprotegido em sua viagem, deixando de contratar alguma cobertura que você pode precisar. Mas também não queremos que você pague caro demais por coberturas que não precisa.

Feito com carinho para você | milcke.com.br © 2017. Todos os direitos reservados.

Nº Susep: 10.2046359.6 / CNPJ: 29.633.411/0001-04

Leia atentamente as Condições Gerais do Seguro Viagem registrado e aprovado pela SUSEP.

A MILCKE SEGURO VIAGEM é uma corretora de seguros e  representante  da VITAL CARD e da TRAVEL ACE. O uso deste site está sujeito às regras descritas no Termo de Uso e na Política de Privacidade.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey G+ Icon