Seguro viagem, fazer? não fazer? O que fazer? ... eis a questão!!!

26 Apr 2017

Hoje, nós da milcke.com.br vamos te ajudar a fazer uma análise rápida, porque ninguém acha legal perder horas escolhendo o seguro pra sua viagem, porém eficaz, pois tem que cobrir o máximo dos riscos que você pode correr, mas não pode custar o preço da passagem de avião, não é?!!   

 

 

 

Viajar é umas coisas mais legais que podemos fazer nas nossas férias. Tem gente que passa o ano inteiro planejando aquela viajem inesquecível, se atenta a cada detalhe do cronograma, compra passagens, reserva hotéis, estuda detalhe das cidades que vai conhecer, pesquisa os restaurantes legais e os pontos turísticos, pensa como vai se transportar, as compras que vai fazer ... enfim, é uma delícia!! Muitas vezes parece até que a viagem começa antes mesmo da gente sair de casa, não é?  

 

Você quer contar para todo mundo os seus planos para a viagem e como você está feliz! Às vezes, você dá sorte de conhecer alguém que foi ao lugar e pode te dar umas dicas legais, mas aí aparece alguém e pergunta: “você não vai fazer um seguro viagem?”

 

De uma maneira geral a resposta é não ou ainda não ... afinal de contas ninguém quer pensar em acidentes ou desastres quando está planejando a própria viagem!! Para as pessoas que são assim, eu tenho duas notícias, uma má e uma boa: a má notícia é que, infelizmente, acidentes podem acontecer sim e podem estragar a nossa viagem, ou pior, podem causar muita tristeza e prejuízos enormes! Mas a boa notícia é que um seguro de viagem não é caro e, hoje em dia, há produtos para várias necessidades diferentes. Portanto, vale a pena procurar um seguro viagem que se encaixe no que você precisa e no seu bolso.

 

Para quem quer economizar com isso e acha que dá para viajar para outros países com um valor mínimo, a nossa dica é: dê uma olhada no seu cartão de crédito. Normalmente os cartões de crédito (isso vai variar de acordo o tipo de cartão que você tem) oferecem este seguro gratuitamente com um valor mínio de 30 mil euros (valor mínimo para se entrar na Europa). O seguro oferecido pelos cartões não cobrem as coberturas de bagagem, as assistências especiais e o seguro de vida e funeral, mas para quem quer economizar é uma boa, pois assim você viaja com a tranquilidade de que em um caso de emergência poderá contar com um atendimento médico. Para ter direito ao seguro viagem, os cartões vão cobrar que você compre a passagem pelo cartão, isso é obrigatório.   

 

Mas se você não tem cartão, não comprou a passagem pelo cartão ou não tem um cartão com esse benefício, fique atento, pois é importante que tenha algum respaldo no caso de um acidente em sua viagem. Por exemplo, a Comunidade Europeia criou um acordo (acordo de Schengen) que qualquer pessoa para entrar no continente tem que possuir um seguro saúde de no mínimo 30 mil euros. Portanto, nesse caso, a pessoa pode ser barrada na imigração caso não possua um seguro. Mesmo para outros países, sempre vai existir o risco de um acidente durante a viajem e você se ver em um hospital, com uma conta enorme nas mãos, só porque deixou de gastar um valor que nem era tão alta assim. Portanto, pense com cuidado sobre isso!!

 

Então vamos lá... quando você for buscar um seguro viagem, provavelmente, você encontrará um seguro que tenha coberturas para assistência médica, para a suas bagagens e para algumas assistências especiais, além disso, este seguro também poderá ter um seguro de vida e funeral embutido. O que você precisa saber sobre essas coberturas?

 

Assistência médica

 

É chamada de despesa médico hospitalar e/ou odontológica. Como o nome já diz, cobre despesas com hospitais. De uma maneira geral, as seguradoras vão cobrir qualquer despesa com hospital ou consulta médica, mas é bom tomar cuidado porque há alguns produtos de seguro viagem que separam essa despesas entre acidentes que acontecem na viagem e problemas que você tenha por alguma doença pré-existentes. Por isso, certifique-se de que você está contratando o seguro que melhor se adequa a sua necessidade, por exemplo:

  1. Você pode ser uma pessoa que já tenha infartado o tenha passado por alguma cirurgia a alguns meses. Nesses casos, o valor da assistência médica pode mudar do valor máximo que você está achando que contratou.

  2. Você ter alguma doença crônica ou doença venérea (que não te impede de viajar). Aqui também pode ter um valor diferente.

 

Então como saber se está contratando corretamente?

 

Repare na descrição das coberturas e veja se há mais de uma cobertura para despesas médico hospitalar e/ou odontológica. As seguradoras que fazem esse tipo de diferenc iação, normalmente, criam uma segunda cobertura chamada de despesas médico hospitalar e/ou odontológica COMPLEMENTAR. Se houver essa cobertura complementar, a nossa sugestão é para buscar o que não cobre, pois isso pode te gerar problemas na hora de usar o seguro.   

Outra coisa que vale a pena dar uma olhada é que algumas seguradoras separam cobertura médicas e odontológicas, isso também pode fazer grande diferença em caso de um acidente. Portanto, fique de olho!!!

 

Bagagem

 

 Aqui, o cuidado que você deve ter é que há seguros que cobrem danos na mala e extravio ou sumiço da bagagem. Porém, há seguradoras que somente cobrem o sumiço ou extravio (no extravio, normalmente o valor só será pago no caso da mala não voltar durante um período que deve variar entre 8 e 10 dias, ou seja, você não receberá o valor no dia seguinte que a mala sumir). Claro que talvez não vale a pena pagar muito mais por seguro só porque ele oferece um seguro para dano na mala, mas se os valores forem parecidos, pode ser um diferencial interessante.

 

Seguro de vida, funeral e assistências especiais      

 

Sejamos sinceros!! Para que você precisa de um seguro de vida para viajar?!! Se é importante para você ter um seguro de vida, então faça um seguro de vida independentemente de viajar ou de ficar em casa. Portanto, a não ser que você tenha um motivo especial, a nossa sugestão é que não se deve pagar mais caro por um seguro viagem só porque ele te oferece uma cobertura maior em caso de morte ou invalidez. Claro que, no caso do preço ser igual, vale mais a pena ficar com o que possui um valor maior, mas não se iluda ... não existe almoço de graça, você está pagando por este seguro.

 

Quanto as assistências especiais e de funeral, não tem muito o que explicar. É só olhar os valores de cobertura de cada ocorrência (estamos falando de hotel para acompanhante em caso você ficar internado ou alteração da passagem em caso de necessidade de voltar ao Brasil, por exemplo), mas, de uma maneira geral, esses valores possuem uma proporcionalidade com o montante máximo da cobertura de despesas médico hospitalar.         

 

Um abraço,

 

 

 

Leia também :) O que saber para fazer um seguro viagem

 

Leia também :) Seguro viagem: 8 coisas que você tem que saber

 

Leia também :) Onde fazer um seguro de viagem

 

 

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

Artigos Relacionados

Please reload

Somos a Milcke

Uma plataforma especializada em seguro viagem. ​O nosso objetivo é que as pessoas tenham o máximo possível de informações para tomar as melhores decisões quanto ao próprio seguro. Por isso, nos propomos a tirar suas dúvidas sobre cada detalhe do seguro viagem de uma maneira simples e prática. Assim, você vai se sentir confortável e confiante para contratar o seguro certo para as suas necessidades.

Explicamos de maneira simples os termos complexos de um seguro viagem, passamos dicas e ferramentas para que você contrate o seguro adequado ao que você precisa. Para nós, é importante que você não corra o risco de ficar desprotegido em sua viagem, deixando de contratar alguma cobertura que você pode precisar. Mas também não queremos que você pague caro demais por coberturas que não precisa.

Feito com carinho para você | milcke.com.br © 2017. Todos os direitos reservados.

Nº Susep: 10.2046359.6 / CNPJ: 29.633.411/0001-04

Leia atentamente as Condições Gerais do Seguro Viagem registrado e aprovado pela SUSEP.

A MILCKE SEGURO VIAGEM é uma corretora de seguros e  representante  da VITAL CARD e da TRAVEL ACE. O uso deste site está sujeito às regras descritas no Termo de Uso e na Política de Privacidade.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey G+ Icon