Bateu o carro e machucou alguém? Conheça a cobertura de danos corporais

6 Apr 2017

A cobertura de danos corporais a terceiros é a uma das garantias mais importantes de um seguro de automóvel. Ela garante que você tenha condições de arcar com as suas responsabilidades caso machuque alguém com o seu carro e não é cara.

 

 

 

Sabemos que ninguém acha legal falar de tragédias, nem gosta de ficar pensando no pior. Mas a verdade é que acidentes de carro acontecem e, às vezes, podem machucar pessoas ou podem até ser fatais. Por mais que a gente ache que nunca vai acontecer nada com a gente, infelizmente ninguém está livre de acidentes. E como não temos bola de cristal, nos resta apenas 1) dirigir com cuidado. 2) evitar riscos desnecessários – como correr demais ou dirigir bêbado. 3) respeitar as regras de trânsito. 4) fazer um seguro de automóvel.

 

Dentro do seguro de automóvel existe uma cobertura chamada de responsabilidade civil. Esta cobertura se divide em duas:

 

  1. Danos materiais a terceiros (leia mais sobre danos materiais).

  2. Danos corporais a terceiros. 

 

Como o nome já diz, responsabilidade civil é a sua responsabilidade em um acidente. Imagine que você vai até a casa de um amigo. Ao se sentar, quebra uma cadeira dele. Além de constrangido por estar acima do peso, você vai querer pagar uma cadeira nova para esse amigo. Afinal, você foi o responsável pela danificação da cadeira.

 

Apesar da justiça ser lenta no Brasil e gerar um sentimento de impunidade para todos. Cada vez mais as pessoas vêm assumindo as suas responsabilidades em relação a própria cidadania. Hoje já não se joga lixo na rua tão frequentemente como antigamente, por exemplo. Ou seja, se queremos um país mais digno, temos que ter atitudes mais responsáveis no nosso dia-a-dia. Isso quer dizer que, no transito, se você for responsável por um acidente, você deverá pagar por esses danos.

 

Sobre a cobertura de danos materiais, já escrevi um artigo inteiro somente sobre essa cobertura. E hoje vou te dar algumas dicas relevantes sobre a cobertura de danos corporais a terceiros.

 

A cobertura de danos corporais a terceiros é uma das coisas mais baratas em um seguro auto

 

É isso mesmo! Claro que sempre vale a pena fazer cotações com diferentes valores dessa cobertura antes de contratar. Mas, em geral, os danos corporais não são caros. Tendem a custar de 1% a 7% do preço total do seu seguro. Por isso, é tão importante você analisar o custo-benefício entre o preço da garantia e o valor contratado. Não se canse de fazer simulações ou peça ao seu corretor para fazê-las.

 

Pense no custo de uma despesa médica

 

Como eu já disse acima, a cobertura de danos corporais não é cara. Claro que eu não estou dizendo para contratar milhões de reais nessa garantia, mas cuidado com valores muito baixos!! Lembre-se que o custo de uma internação pode ser altíssimo. E mesmo que a pessoa afetada tenha plano de saúde, planos não costumam cobrir próteses ou alguns procedimentos específicos. Sem falar em um casos mais trágicos que levam a um falecimento. Quanto vale uma indenização para um caso desses? Portanto, segue a minha sugestão... não contrate valores muito baixos, porque você pode se arrepender profundamente.

 

Não tem franquia para acionar a cobertura de danos corporais

 

Essa cobertura não tem qualquer tipo de franquia. Isso quer dizer que se você bater o carro e machucar alguém, não precisará pagar nada a mais, até o valor que você contratou, é claro!!  

Quando você usa a cobertura de terceiros, você perde bônus da apólice

Isso mesmo!! Por isso, pode não valer a pena usar o seguro para cobrir um custo baixo. Aqui, vale a pena observar qual o tamanho da despesa médica para a pessoa que você machucou. Nesses casos, temos uma dica!! Se você tiver uma classe alta de bônus, perder uma classe pode não significar uma diferença tão grande no seu próximo seguro. Portanto, fique atento. Não tenha tanta pena de perder bônus. Faça as contas!! Avalie se o aumento no seguro pode ser maior do que o custo das despesas médicas.       

 

A cobertura de danos corporais não valem para quem está dentro do seu carro

 

Isso é importante esclarecer! O nome completo dessa cobertura é “Danos corporais a terceiros”. Nesses casos, só cobrem os danos para pessoas atingidas pelo acidente que estejam fora do seu carro. Mesmo que você esteja dando carona para um desconhecido, essa garantia não cobrirá os ferimentos dele. Para isso, existe uma outra cobertura chamada APP – acidentes pessoas por passageiros.

Agora que você já conhece melhor esta cobertura, terá condições de escolher melhor um seguro adequado para você. Nosso objetivo é que você conheça o suficiente para discutir com o seu corretor ou para contratar online. Com a informação correta você não terá surpresas se acaso precisar usar o seu seguro.

 

Um abraço,

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

Artigos Relacionados

Please reload

Somos a Milcke

Uma plataforma especializada em seguro viagem. ​O nosso objetivo é que as pessoas tenham o máximo possível de informações para tomar as melhores decisões quanto ao próprio seguro. Por isso, nos propomos a tirar suas dúvidas sobre cada detalhe do seguro viagem de uma maneira simples e prática. Assim, você vai se sentir confortável e confiante para contratar o seguro certo para as suas necessidades.

Explicamos de maneira simples os termos complexos de um seguro viagem, passamos dicas e ferramentas para que você contrate o seguro adequado ao que você precisa. Para nós, é importante que você não corra o risco de ficar desprotegido em sua viagem, deixando de contratar alguma cobertura que você pode precisar. Mas também não queremos que você pague caro demais por coberturas que não precisa.

Feito com carinho para você | milcke.com.br © 2017. Todos os direitos reservados.

Nº Susep: 10.2046359.6 / CNPJ: 29.633.411/0001-04

Leia atentamente as Condições Gerais do Seguro Viagem registrado e aprovado pela SUSEP.

A MILCKE SEGURO VIAGEM é uma corretora de seguros e  representante  da VITAL CARD e da TRAVEL ACE. O uso deste site está sujeito às regras descritas no Termo de Uso e na Política de Privacidade.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey G+ Icon