A sua seguradora tem convênio com concessionárias da marca do seu carro? Na sua cidade? Por que isso faz diferença?

22 Mar 2017

Você tem o direito de levar o seu carro na oficina que quiser, em caso de uma batida. Muitas vezes, é melhor levar em uma oficina credenciada indicada pela própria seguradora. Assim, ela tem que garantir o prazo e a qualidade do serviço. Além disso, quase toda seguradora te oferece benefícios para você deixar o seu carro em uma oficina credenciada por elas. O problema é quando o seu carro é mais novo e você não quer perder a garantia. Nesses casos, levar o carro em uma concessionária pode ser um problemão!!!         

 

 

As seguradoras fazem acordo com oficinas para reparar os carros em caso de batidas.

Isso faz todo o sentido, pois é bom para as seguradoras, já que podem negociar melhor os custos do reparo. É bom para as oficinas, pois acabam garantindo um volume maior de clientes, e por isso aceitam receber menos. É bom também para o cliente que passa para a seguradora a responsabilidade pelo prazo e pela qualidade do serviço.

 

Além disso, o cliente costuma ter benefícios por aceitar a sugestão da seguradora quanto a seguradora. Normalmente, ao deixar em oficinas credenciadas ou “referenciadas”, clientes costumam receber descontos na franquia ou dias de carro reserva grátis. Vale a pena saber mais sobre isso, pergunte ao seu corretor!! De qualquer maneira, na sua apólice estão descritos os benefícios que você tem direito ao usar uma oficina credenciada.   

 

Você pode escolher qualquer outra oficina de sua confiança

 

Apesar desses acordos entre seguradoras e oficinas, você pode escolher qualquer outra oficina de sua confiança. A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão regulador do mercado de seguros no Brasil. Ela garante o direito de livre escolha da oficina para qualquer pessoa que tenha seguro de automóvel. Sendo assim, você não precisaria se preocupar com nada, pois se você tem um carro novo ou importando. É só escolher uma concessionária da marca do seu carro em sua cidade que a seguradora irá pagar, não é? Na teoria sim. Na prática, a resposta é depende...

 

Você tem apresentar um orçamento do conserto do carro para a seguradora

 

A confusão pode acontecer por um detalhe importante. Ao levar o seu carro em uma oficina que não possui acordo com a seguradora, você terá que apresentar um orçamento dessa oficina ou concessionária para a seguradora. Ela vai fazer uma comparação com outros orçamentos para ver se concorda com os valores.

 

Você terá que esperar um acordo entre concessionária e seguradora

 

É aí que pode começar a sua dor de cabeça. Em geral, concessionárias são bem mais caras do que oficinas que possuem acordo com seguradoras. Enquanto a concessionária e a seguradora não chegam a um valor para o conserto, você fica a pé. Portanto, um acordo prévio entre a sua seguradora e uma concessionária na sua cidade significa muito mais velocidade no reparo do seu carro.

 

É comum não haver acordo entre concessionária e seguradora

 

 

Em alguns casos, a concessionária e a seguradora não chegam a um acordo. Então, imagine só?! Você está a dias ou semanas sem carro e recebe aquela excelente notícia. Você terá que levar o carro a outra oficina ou terá que pagar a diferença. Isso não é legal, concorda?!!     

 

Nesses casos em que não há acordo e a seguradora não possui nenhuma concessionária cadastrada, você terá 3 opções:

 

 

  • Procurar outra concessionária e tentar outro acordo com a seguradora. Isso significará para você mais tempo sem carro.

  • Pagar a diferença do conserto. A seguradora pode sugerir um acordo contigo. Você pode pagar a diferença entre o que ela considera justo e o valor cobrado pela concessionária.

  • Por fim, você pode aceitar uma outra oficina que a seguradora te indicar.

 

Portanto, preste atenção nesse detalhe!! Se você gosta de levar o seu carro sempre em uma concessionária autorizada da marca do seu carro. Saiba antes se a sua seguradora possui alguma concessionária credenciada na sua cidade. Pergunte a seu corretor, ele tem como acessar essa informação para você. Algumas seguradora já indicam no próprio site essa informação. Mas, em geral, o corretor tem como conversar com responsáveis pelas oficinas credenciadas das seguradoras e levantar essa informação. Isso pode ser a diferença entre uma boa e uma péssima experiência na hora de usar o seu seguro.

 

Um abraço,

Compartilhe
Compartilhe
Please reload

Artigos Relacionados

Please reload

Somos a Milcke

Uma plataforma especializada em seguro viagem. ​O nosso objetivo é que as pessoas tenham o máximo possível de informações para tomar as melhores decisões quanto ao próprio seguro. Por isso, nos propomos a tirar suas dúvidas sobre cada detalhe do seguro viagem de uma maneira simples e prática. Assim, você vai se sentir confortável e confiante para contratar o seguro certo para as suas necessidades.

Explicamos de maneira simples os termos complexos de um seguro viagem, passamos dicas e ferramentas para que você contrate o seguro adequado ao que você precisa. Para nós, é importante que você não corra o risco de ficar desprotegido em sua viagem, deixando de contratar alguma cobertura que você pode precisar. Mas também não queremos que você pague caro demais por coberturas que não precisa.

Feito com carinho para você | milcke.com.br © 2017. Todos os direitos reservados.

Nº Susep: 10.2046359.6 / CNPJ: 29.633.411/0001-04

Leia atentamente as Condições Gerais do Seguro Viagem registrado e aprovado pela SUSEP.

A MILCKE SEGURO VIAGEM é uma corretora de seguros e  representante  da VITAL CARD e da TRAVEL ACE. O uso deste site está sujeito às regras descritas no Termo de Uso e na Política de Privacidade.

  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey G+ Icon